Rosarios4

Visita a uma fábrica Nacional

posted in: DIY Crafts, Tour | 0

No sábado é dia de workshop e ando em preparativos…

Desta vez vamos dedicar-nos ao bordado a utilizar técnica “fada do lar” e vamos precisar de muuuitos fios…

Sabem onde encontrar os melhores? Em Portugal!!

Lá fui conhecer a fábrica Rosários4

No meio da Serra de Minde, um lugar com uma paisagem linda encontramos esta fábrica cheia de história!

Foi inaugurada em 1966, por um jovem casal já com filhos pequenos, e na altura começou por ser apenas uma tinturaria que tingia fios de diversos fabricantes.

Com o 25 de Abril a família teve de fugir para o Brasil e infelizmente ficaram sem a fábrica mas em 1979 quis o destino e o amor que a conseguissem de volta ao comprar em hasta pública a sua própria fábrica.

A Isolda, uma da filhas dos donos, conta-me comovida como foi difícil todo o processo e apresenta-me a sua fábrica com enorme emoção e paciência.

É de louvar todos os empreendedores deste país que acreditam nos seus projetos e que neles depositam todo o seu empenho carinho e energia, muitas vezes não sendo nada fácil.

Nota-se que é uma fábrica feita por Pessoas (sim pessoas com um P grande!). Só trabalhadores diretos já são mais de 40.

Sugiro-vos que entrem na página do Intagram da Rosários4  @rosarios_4 e aproveitem para conhecer algumas das Pessoas que contribuem todos os dias para o sucesso desta fábrica nacional.

Hoje, para além da tinturaria,  já produz o seu próprio fio e a diversidade de produtos é enorme, algodões, lãs, misturas…isso sem falar na paleta de cores que é quase infinita! ( o que dificulta muito o meu trabalho…)

Não fazem venda direta ao público mas hoje já vendem para cerca de 3.000 clientes em mercado nacional e exportam para os 5 continentes.

Os verdadeiros amantes do tricot e do crochet conhecem bem a carga emocional que um fio pode ter. São normalmente precisas horas infindáveis para tricotar peças que normalmente são feitas com carinho e a importância da escolha de um bom fio é enorme.

Quando forem comprar fios tenham o cuidado de ver onde são feitos e tentem sempre que possível comprar produtos nacionais. Fábricas, trabalhadores, comunidades locais e o país agradecem. As nossas escolhas podem de facto fazer a diferença!

Nós, no nosso workshop só iremos ter fios da Rosários 4 😉

Vamos cuidar do que é nosso!

#DIY

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.