Terapia da Casa - Leroy Merlin

Terapia da Casa

posted in: Uncategorized | 0

Já pensou na importância de uma casa saudável?

Sabe aquela sensação de chegar a casa e sentir-se feliz por chegar, tranquilo/a, com sentimento de pertença, conforto, segurança, deixando os problemas e o stress à porta? A verdadeira expressão “Lar doce lar”…

Mas se ao contrário, entrar em casa e quiser dar meia volta, sentir uma energia pesada, cansaço, bloqueio, vontade de se distrair em frente à TV, ou com telefones a utilizar app’s desnecessárias e não “olhar” para a casa com olhos de ver. Não apreciar o momento de estar em casa…

Isso significa que alguma coisa está errada.

Já ouviu falar na Terapia da Casa?

Organizar o espaço de forma harmoniosa de maneira a tirar o melhor partido do mesmo.

Às vezes pequenas alterações fazem uma grande diferença e conseguem alterar as nossas sensações e o nosso estado de espírito.

Bem sei que nem sempre é fácil analisar o próprio espaço e identificar o quê e/ou onde deveremos intervir por isso dou-vos algumas pistas que podem ajudar:

DECORAÇÃO DAS PAREDES

Cores – As cores despertam emoções e a sua escolha deve ser feita de acordo com a intenção de cada lugar, pois cada cor tem o seu significado e função.

As cores claras transmitem tranquilidade, harmonia, paz, limpeza e higiene para além de ampliar os espaços. As cores em tons escuros remetem-nos para o mistério, dramatismo, mas também para o conforto, aconchego, dando-nos a sensação de um espaço menor.  Já as cores vibrantes dão-nos a sensação de alegria e euforia que às vezes pode ser algo confusa.

Simbolismo das cores e sugestão de local:

Azul claro –transmite tranquilidade, harmonia e paz. Boa escolha, por exemplo, para quartos de criança, mas também para a sala de estar, ou até casas de banho.

Azul-escuro– simboliza a sabedoria e prosperidade. É uma boa cor para salas, quartos de casal, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo.

Amarelo –representa poder e riqueza, transmite alegria. Predispõe para a ação e por isso pode ser indicada para escritórios ou salas de estudo.

Branco –Corresponde à pureza. Se tiver receio de arriscar, opte pelo branco que é sempre uma opção segura. Utilizando esta opção neutra que poderá complementar com elementos de cor. Tem a vantagem de ser muito versátil na decoração e de se mudar sempre que quiser.

Vermelho/Encarnado – Representa a felicidade, o calor do fogo, a força. Se optar por colocar na sala ou sala de jantar, escolha um local que não tenha uma visibilidade principal. Não diria que é uma cor ideal para os quartos, mas poderá ser, por exemplo, em detalhes para a cozinha.

Verde – O verde remete-nos para a natureza. A cor que renova as energias e marca um novo ciclo. Adequado para quartos,pois transmite calma.

Papel de parede– É uma forma muito simples de mudar por completo o visual de uma divisão. Na LEROY MERLIN encontra inúmeras variedades fantásticas, para todos os estilos e gostos. Até dá vontade de mudar todos os meses.

Deve ser colocado em paredes que não tenham muito destaque, pois pode tornar-se cansativo. Por exemplo, numa sala, não deve ficar na parede onde está a televisão e num quarto deve ficar junto à cabeceira da cama, de forma a não ficarmos de frente para o papel de parede.

Quadros-Os quadros têm a função de complementar e dar vida às paredes. A escolha dos quadros é importante pois eles são o “espelho” de quem vive na casa e também os influencia. Devem transmitir bons sentimentos, inspirações. Sejam imagens ou frases. Por exemplo, se gosta de viajar tenha quadros de diferentes cidades do mundo.

ESCOLHA DO CHÃO

Os pavimentos flutuantes tornam o espaço mais acolhedor e confortável. Os pisos cerâmicos, diria que são ideais para locais mais quentes ou húmidos por transmitir a sensação de frescura como a cozinha ou casa de banho.

ELEMENTOS/OBJETOS DECORATIVOS

As almofadas, tapetes e cortinas são elementos que para além de decorativos e dar vida à casa, têm a função de tornar o espaço mais confortável e aconchegante, mas também de isolar tanto o calor como o frio, e são uma importante proteção acústica.

A grande vantagem é que se pode mudar com alguma facilidade (sem obras 😉 ). Eu por exemplo troco as fronhas das almofadas de acordo com as estações Verão e Inverno. Opto por cores mais vivas e tecidos leves no verão e tons mais escuros e tecidos mais quentes do inverno. Basta estes pequenos retoques para dar uma nova vida à casa e para me sentir feliz e em sintonia com a estação.

ILUMINAÇÃO

De que vale ter um papel de parede original, quadros inspiradores, paredes com cores, se depois não conseguimos identificar as cores, os padrões e texturas como deve ser? A iluminação é essencial numa casa. Seja com luzes de teto, seja com candeeiros de pé ou de apoio. A luz faz o ambiente da casa e é o elemento mais importante para transmitir as diferentes sensações, de aconchego, alegria, calma, etc…

Na cozinha por exemplo, ter iluminação LED nos balcões é um ótimo incentivo na preparação das refeições e motiva o convívio familiar.

NA COZINHA

Quanto menos coisas em cima do balcão melhor, fica mais organizada e sobra mais espaço para cozinhar.

Um bom truque é colocar os utensílios mais utilizados em suportes de parede para estarem sempre acessíveis, sem ocuparem muito espaço.

Organizadores de gavetas permitirão não perder tempo quando for hora de escolher talheres para o jantar.

Não esquecer as soluções de organização de bancada e a instalação de iluminação nas zonas de trabalho.

A Terapia da Casa ajuda-nos a perceber que nada é estático e que existem inúmeras soluções para tornar o ambiente mais harmonioso, sem precisar de grandes mudanças.

O importante é que o espaço ganhe alma e que seja o reflexo, identidade e energia de cada um que lá vive.

Para isso precisamos estar atentos, olhar e sentir a nossa casa com atenção.

O verão está aí à porta!

O que acha de fazer uma terapia à sua casa?!

#Terapiadacasa

#LeroyMerlin

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.