Subscreve a nossa Newsletter.

    Subscreva a newsletter

    Sofia Cotrim

    Olá! Eu sou a Sofia Cotrim.

    Desde que eu me lembro, o meu mundo, aquele que me deixa feliz, é feito decores, padrões, texturas, tecidos, papéis, fitas, botões ou qualquer material que me ajude a criar, transformar, personalizar ou dar nova vida a peças que me rodeiam.

    Os trabalhos manuais foram ganhando espaço na minha vida e hoje, casada, mãe de três rapazes e um cão, fui tendo consciência que, mais do que uma brincadeira, os trabalhos manuais, são uma brincadeira muito séria. Os meus filhos ensinaram-me que são uma maneira privilegiada de socialização, de criar ou de estreitar laços e memórias, de lhes mostrar que há formas de se divertirem para lá dos ecrãs, integrando-os no mundo real e, simultaneamente, ensinando-os a valorizar os objetos e a respeitar o ambiente, fazendo-lhes ver que até o «lixo» pode ter utilidade.

    Igualmente importante, e do conhecimento geral que os trabalhos manuais contribuem para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio espacial, do equilíbrio motor e para o desenvolvimento da motricidade fina, sendo tudo isto válido tanto para as crianças, como para os adultos.

    Nem só de trabalhos manuais é feita a minha vida. Poder ter um atelier em casa é um privilégio, mas a cozinha é, também para mim, uma fonte inesgotável de criatividade, onde gosto de transformar «o quotidiano» num «quotidiano especial».

    Quem disse que cozinhar no dia a dia tem de ser, por definição, uma maçada, quando há pequenos truques podem transformar as nossas refeições diárias? Para fugir à rotina, temos ainda os dias que marcam a nossa vida, como os aniversários, o Natal, a Páscoa, ou qualquer outra data que achamos que merece ser festejada, mesmo sem uma razão especial e nada como aproveitar para abrir asas à imaginação, não só na cozinha como na decoração das mesas.

    Os mais pequenos adoram participar e na cozinha também se aprende, não só sobre os alimentos em si e como a sua produção e o seu consumo estão ligados ao respeito pelo ambiente, mas também a ter sentido de responsabilidade, autonomia e a trabalhar em equipe.

    E, por fim, garanto-lhes, é uma alegria ver a satisfação com que uma criança come o que ajudou a cozinhar.

    Sou uma privilegiada por as minhas paixões de infância terem-se transformado num projeto de vida. Sou feliz a fazer o que faço, mas poder levar este mundo de cor e de criatividade aos outros, através de O Mundo de Sofia, é o que faz com que eu me sinta, também, plenamente realizada.

    Obrigada a todos os que me acompanham!

    Sofia Cotrim
    O Mundo de Sofia é um projeto que surge da vontade de partilhar com as pessoas este “meu mundo” e de as incentivar a entrar no mundo da criatividade e das sensações.

    O Blog/site Mundo de Sofia está repleto de projetos e inspirações de DIY, decoração, arrumação, receitas culinária, reciclagem, viagens, locais especiais e de outras coisas que transmitem cor, alegria e vida! Tem uma parte de mim também 😉

    Foi criado em 2016, na mesma altura em que estreou o programa de televisão com o mesmo nome na Sic Mulher.

    Desde então o projeto Mundo de Sofia  não parou de crescer!

    Continuamos com o programa na televisão, já publicámos um livro, já fizemos anúncios de publicidade, diversos workshops para privados e empresas e abrimos uma Loja online com alguns kits de trabalhos manuais criados por nós.

    E queremos mais! Queremos demonstrar a importância desta área dos trabalhos manuais, principalmente nos dias de hoje onde é mais fácil ter um aparelho tecnológico nas mãos do que materiais e ferramentas de trabalhos manuais e onde é mais fácil olhar para um teclado do que para os outros.

    Queremos dar mais workshops onde as pessoas vivam experiências e saiam renovadas.

    Queremos juntar-nos a empresas, agências, a pessoas, a crianças, adultos para diferentes projetos. Seja de decoração, eventos, cultura, publicidade, workshops tanto gravados como ao vivo e até online.

    Fale connosco – [email protected]

    Adoramos as vossas sugestões e dúvidas! Dessas dúvidas e sugestões podem surgir projetos bonitos e úteis.

    Não sabe o que fazer com um móvel antigo? Ou que cor pintar uma parede? Quer ideias para mudar o quarto…arranjos de flores, centros de mesa…etc…temos um mundo para explorar!

    Mande-nos as suas dúvidas e tentaremos ajudar.

    X