Preparativos para o São Martinho

posted in: DIY Crafts | 0

 

Diz a lenda que “um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola.

O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.

O milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”.

Desde então, por altura de novembro, o tempo frio de outono vai embora e o sol aparece no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.

É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro.

Coincide também com época do ano em que terminam os trabalhos agrícolas e se começam a desfrutar das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais).

Altura ideal então para acender a fogueira, assar as castanhas e provar o vinho das novas colheitas.

Para além do magusto, outra forma de festejo deste dia são também os provérbios e as adivinhas de São Martinho e das castanhas.

Inspirado nisso fiz as saquetas de papel para as castanhas que estão disponíveis AQUI. CARTUCHO AMARELO CARTUCHO LARANJA CARTUCHO VERDE CARTUCHO VERMELHO

Imprimi na Canon Pixma 4 saquetas com cores diferentes e com diferentes adivinhas escritas tendo num dos cantos no papel a resposta.

Enrolei-as deixando um bico triangular no final que dobrei de forma a esconder a resposta da adivinha.

Poderá encher de “castanhas quentinhas e boas”, depois não se esqueça é de desdobrar a ponta para ver a resposta!

Bom magusto! Bom dia de São Martinho!

@mundodesofiagram